VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Hospital São Raimundo - Memória Varzealegrense

(fonte da foto pé no chão informativo)

CASA DE SAÚDE SÃO RAIMUNDO NONATO- TIBURCIO BEZERRA

Várzea Alegre comemora 50 anos de seu primeiro hospital. Ainda único. Hoje, polariza, além de Várzea Alegre, os municípios de Lavras da Mangabeira, Cedro, Cariús, Farias Brito, Granjeiro, Ipaumirim, Baixio e Umari, fato que o eleva à condição de Hospital Polo. Trata-se de uma longa história, contada com as palavras do otimismo e escrita com as letras do sacrifício. Na verdade, há 50 anos atrás, Várzea Alegria quase nada oferecia em termos de assistência médica. Vivíamos ainda todas as mazelas do atraso, sempre a depender de centros maiores, até para os casos mais simples.

Em 1962, chegava a Várzea Alegre um médico novo, filho do lugar e com vontade de aqui exercer a sua atividade profissional. Instalou-se em modesto consultório, no centro da cidade. Logo formou uma clientela numerosa e passou a ser requisitado para missões cada vez mais desafiadoras, inclusive fazendo atendimento domiciliar na cidade e nos sítios. Percebeu então que a cidade precisava de uma estrutura hospitalar mínima, pois o médico perdia quase todo o seu tempo dentro de um jeep ou no lombo de um cavalo em seus frequentes e, às vezes, inúteis deslocamentos.

Nascia assim a ideia de construir um hospital. Era um sonho dourado para um profissional ainda em começo de carreira. Faltava-lhe dinheiro, porém sobrava-lhe vontade. Assim começou uma luta sem trégua. Valendo-se de tudo o que era possível, o homem iniciou a construção. Mais do que um sonho, aquela obra, para ele, virou uma questão de honra. O povo entendeu e passou a colaborar, cada um à sua maneira. Naquela altura, o jovem médico já não estava mais só. A obra avançava com o passar dos dias e o fazia com regularidade.

Em 11 de dezembro de 1965, a cidade acorda mais cedo para comemorar o grande evento. O sonho agora é realidade. Era o dia da inauguração da Casa de Saúde São Raimundo Nonato. Com a proteção do santo padroeiro e sob as bençãos de Deus, abrem-se as portas do novo hospital, para alegria do povo e do seu grande mentor.

50 anos depois, aqui voltamos para comemorar o aniversário do hospital e para dizer a seu criador que ele venceu. Não falei no seu nome ainda porque nem precisa. É difícil falar da Casa de Saúde São Raimundo Nonato, sem lembrar Dr . Pedro Sátiro, o grande artífice. dessa obra, cujo valor vai além do tempo. Hoje o vejo, agora como o velho médico, que jamais perdeu a esperança, a coragem, a perseverança, a determinação e tudo o que é preciso para segurar um sonho que lhe custou muitas noites em claro.

O momento é de festa e de alegria. Parabéns a dr. Pedro, aos demais médicos e a todo o corpo de auxiliares que fazem a CASA DE SAÚDE SÃO RAIMUNDO NONATO!!!...

Tiburcio Bezerra (texto de 10 de dezembro de 2015)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário