VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Lembrando Zé André - Memória Varzealegrense

José Raimundo de Morais, José André do Sanharol.


José André do Sanharol era um fervoroso católico. Devoto sem igual de São Raimundo Nonato. Embora, esses mandamentos seguidos não impedissem de, as vezes, ser muito firme com os padres.

Certa feita o Padre Otávio o procurou  para propor um negocio deverasmente desvantajoso para ele, mas, mesmo sabendo dos prejuízos atendeu ao padre.

Propôs o padre trocar  uma lista com uma quantidade de quartas de arros doadas ao santo, na ribeira do machado  pelo arroz  que ele tinha no paiol..

Como o negocio era em nome de São Raimundo ele entregou o arroz e saiu com a lista juntando, arroz de qualidade ruim, cabeça de couro,  meia caixa etc.

Outra vez, compareceu a um leilão na Praça dos Motoristas, naqueles velhos tempos,  a maior renda da festa era proveniente dos leilões. José André viu quando  uns senhores do sitio Varas  chegaram ao local  e entregam  um preá vivo, e,  afirmaram que  iam arrematar para levá-lo de volta pro seu habitat.

Quando o pregoeiro levantou o preá, José André disse, "tanto para o animalzinho não voltar para as Varas",  no que  o pessoal cobriu dizendo que  iam leva-lo de volta. 

José André fez nova oferta afirmando que o preá  ia para o Sanharol. Nessa brincadeira, vai não vai, quando o preá estava pelo preço de um boi, José André se calou, e, os "varenses" arremataram.  

Só nessa astuciosa criação de José André o leilão teve mais da metade do rendimento. José André ainda arrematou uma lata de chourisco por vinte vezes o valor.

No outro dia o padre comentou que  José André só fez zoada.

Ele contava estas historias com um misto de arrependimento tanto pelo prejuízo como pela falta de reconhecimento do padre, mas dizia sempre, ao fim: São Raimundo merece.

Fonte: Antônio Morais (facebook)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário