VÁRZEA ALEGRE TERRA DOS CONTRASTES - Mundim do Vale
Localizada no centro sul do estado do Ceará ficou conhecida no Brasil inteiro depois do musical Contrastes de Várzea Alegre, interpretado por Luiz Gonzaga e composto por Zé Clementino. Cidade que foi tema de um documentário da Rede Globo de Televisão, por ser uma cidade alegre, fazendo assim jus ao seu nome. Cidade que por brincadeira de um grupo de agricultores do sítio Roçado de Dentro, deu partida no samba, para ser hoje, com duas escolas, MIS e ESURD, detentora do melhor carnaval do interior cearense, atraindo turista do estado e do país. Cidade de um povo que transformas as adversidades em causos humorísticos. Cidade que Jesus foi intimado, que o padre era casado, que o sobrado é no oitão, que Telha Quebrada é filho de Zé Goteira e um cego da Boa Vista morreu afogado na Lagoa Seca. Cidade que aparece nos sonhos dos seus filhos que estão ausentes, mas não esquecem jamais. Várzea Alegre dos grandes adjuntos da colheita do arroz, animados pelo grupo de Maneiro Pau e a Banda Cabaçal. Várzea Alegre que quando os filhos que estão distantes se encontram dizem:
- Ou Várzea Alegre boa só é longe! Várzea Alegre que Manoel Cachacinha criou o slogan “Várzea Alegre é natureza! E para finalizar, Várzea alegre é a cidade que só nos deixa tristes quando estamos distantes.

quarta-feira, 13 de março de 2013

015 - Nossas Historias - Historias de varzealegrenses.

Pé Vei e Fatico eram grandes amigos. Tanto que Pé Vei dizia que não tinha medo de morrer, tinha medo sim que Fatico morresse, tamanha era sua dependência. São tantas historias e estorias, e, hoje  pesquei  essa preciosidade na minha já esquecida memoria. 

Fatico tinha um jumento de lote, um reprodutor especial. Ao animal era dispensado  um tratamento diferenciado. Pastava na melhor vazante, era banhado  duas vezes ao dia. Tinha que ser levado ao bebedouro  para tomar água, dias entrava, outros não, e era necessário que  desse água para beber na cua. Fatico fez uma viagem de três dias a Fortaleza e deixou Pé Vei encarregado de  cuidar do Jumento. 

Orientou direitinho. Dê água e banhe duas vezes ao dia. Se o jumento não quiser entrar para tomar água no bebedouro dê água com a cua. 
Ao retornar da viagem, a primeira  coisa  que Fatico fez foi perguntar:
Deu água ao jumento Pé vei?
Dei.
Ele entrou para tomar no bebedouro?
Entrou nada, eita jumento cismado da peste.
E  tu deu água como?
Com a cua.
E, a cua num ficou trancada no armazém e eu levei a chave comigo pra Fortaleza!
E foi ?

Coitado do Jumento.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário